A caça grossa e suas armas




Caça grossa como é chamado pelos portugueses, ou Big game como é conhecido pelos ingleses e americanos é a caça praticada na África ou em outros países onde o caçador confronta com grandes animais cinegéticos.

A verdadeira caça grossa foi praticada na África na época de ouro dos safáris, onde a fera carregava o caçador para pegá-lo. A maioria dos ex caçadores portugueses e de outras partes da Europa, julgavam ser o leão o animal mais perigoso, muito embora o animal que mais matou caçadores na África foi o Elefante. Uma fêmea de elefante com filhotes é extremamente perigosa. John Hunter em um dos seus livros julga o Leopardo o mais perigoso e cita uma ocorrência com um leopardo ferido que escondeu atrás de uma pedra e subitamente pula sobre o caçador descuidado, e se não fosse à esperteza do tiro de Hunter era uma vez um caçador.

Verdadeiramente a caça com emoção é a caça que carrega e que o caçador abate a presa a poucos metros dos seus pés. Infelizmente hoje pouco se pratica esse tipo de caçada. Vimos algumas filmagens mais recentes do Mark Sullivan sendo carregado por búfalos feridos e também com hipopótomo. Os leões, por exemplo, por serem muito raros, quase são caçados por meio de esperas com iscas, os poucos elefantes caçados também representam pouco perigo, pois a maioria é atirado a distância, sem a verdadeira esportividade de outrora.

Os calibres mais indicados para a caça grossa africana são. 375 Magnum e o .416 Rigby, sendo que a arma pode ser de ferrolho ou double. E para tiros a curta distância, onde o atirador confronta cara a cara com o animal e muitas vezes o primeiro tiro não é suficiente, o calibre. 465 , .470 Nitro ou 500 Nitro “Express” são mais indicados. A arma deverá ter ejetores automáticos pois, numa situação de emergência a troca de cartuchos fica bem mais rápida. Normalmente com a Express não é usado luneta, pois o tiro é sempre feito a curtas distâncias com muita rapidez. As armas Double exigem serem bem construídas, pois se forem vesgas não se obtém precisão nos tiros, por isso há que escolher bons fabricantes. As armas Double que deram mais certo foram as de canos paralelos, algumas sobrepostas fabricadas, não foram aprovadas pelos caçadores.

O termo Express que também pode ser entendido como Double, é designado para armas de dois canos raiados. O nome Express surgiu quando James Purdey criou uma arma que desenvolvia alta velocidade no tiro, concomitante foi criada a locomotiva Express que era muito rápida. Assim sendo ele colocou o nome da arma que em princípio chamava “Express Train Rifle” e que depois ficou patente o nome para as armas de dois canos raiados. A Express, para tiros na cabeça é o que mais se presta, visto sua grande energia, fulmina o animal imediatamente. Para os elefantes a munição tem que levar um projétil maciço e com ponta ogival, sem ser despontado, para evitar o desvio, pois a penetração na massa óssea do paquiderme é o maior requisito.

Indubitávelmente existem muito outros calibres que podem ser usados para a caça grossa com tiro a distância com projéteis mais leves e com mais velocidade, mas alguns desses calibres não levam a uma morte instantânea, fazendo o animal percorrer muitas vezes longas distancias antes de sucumbir. Vejam as armas da coleção do famoso caçador espanhol que abateu quase 1.300 elefantes, 2000 e tantos búfalos e mais de trezentos leões, está com mais de 80 anos e continua fazendo safáris.        www.dumoulin–herstal.com/en/tony_sanchez.htm

65 visualizações

©2019 by RECARGAMATIC.