A ZAGAIA


“Os candieus substituíram a antiga lança dos ataques a cavalo, longa e delgada, pela azagaia de lâmina espessa e larga, em cabo grosso  e mais curto de xamacoco, cerne de louro preto ou guatambu, para os combates com a gigantes canguçus de malhas largas os “Men killers”.A azagaia de Mbaiá, presente de um oficial de marinha, tinha sido feita na Base Naval de Ladário, ao longo do rio Paraguai,com aço especial , cunha interna de expansão para mais fortemente fixar o cabo, e contrapino de segurança.”

  O livro A última azagaia, onde imprime o texto acima, foi me indicado pelo amigo Cel. Trajano, amante da leitura de assuntos cinegéticos. Ele também, em conversa, me falou que tinha um croqui com as medidas da zagaia fabricada em Ladário. Solicitei a ele que me mandasse o desenho que gostaria de fazer uma.



    Tomamos então uma lâmina de mola semielíptica de auto, que deve ser um aço carbono SAE 1060 ,  endireitamos-la, martelando   a frio sobre uma bigorna para não perder a têmpera. Fizemos o desenho no auto CAD e passamos para a máquina de corte plasma CNC onde realizamos o corte. O corte em plasma faz-se com um aquecimento muito localizado e rápido, fazendo com que quase não se perca a têmpera ao seu redor. Assim sendo não haverá necessidade de tratamento térmico posterior.Poderíamos fazer de chapa comum de aço, mas demos preferência pela maior autenticidade, usando o mesmo tipo de aço da original.


Após o corte, levamos ao esmeril para fazer o gume de corte. Esmerilhando o gume, estava lembrando da entrevista que li no site “ Museu da Pessoa”, onde em entrevista, Sergio Peli, ex armeiro do Ao Gaucho, já falecido, fala de sua vida e também enaltece sua qualidade de “Golpe de vista”. Lembrei disso porque para fazer o gume certinho sem ferramentas apropriadas tem que ter golpe de vista. Golpe de vista é a capacidade do cérebro que possuem os artistas plásticos em geral. Como eu não sou cuteleiro, sofri um pouco.

    Fizemos também o punho ou olho, onde será fixado o cabo e que será unido com solda na lâmina.

A zagaia ou azagaia ainda não está pronta, talvez eu tenha mais assunto, sobre este objeto quando pronto. A função dela será meramente decorativa.       Uma curiosidade: usa-se a palavra zagaia para representar uma coisa muito velha, então fala-se; isso é do tempo da zagaia.


1 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.