©2019 by RECARGAMATIC.

Acerte no Alvo


  Final de ano é tempo de descartar  badulaques e papeladas  que foram acumuladas. Revirando minhas coisas achei um folheto, da década de 60 que veio acompanhado com a minha primeira Rossi de um cano cal.36 da Metalúrgica e Munições Amadeu Rossi & Cia que ganhei do meu pai.

   O folheto era dirigido para os caçadores, que naquela época podiam empreender suas jornadas de caça legalmente . Infelizmente no Brasil o caçador foi marginalizado, atribuindo a ele toda a destruição da natureza, o qual continua ainda carregando esta culpa indevida.

  O folheto versa sobre a segurança, recarga e descontos no tiro ao voo.


  Sobre a segurança das armas de caça podemos dizer que desde as mais primitivas armas, como os modelos de armas simples de 1894, citada no livro Cazadores de Cabezas Del Amazonas, em que os canos eram feitos enrolando arame sobre um eixo levemente cônico e depois estanhado e retirado do molde, não alterou quase nada em termos de segurança. Digo segurança, não na qualidade dos canos ,porque nesse ponto melhorou muito, mas na segurança de disparos acidentais. Na verdade a segurança  está, como diz o Oscar Cardoso em seu livro A espingarda de caça em Portugal, entre as duas orelhas, i.é: na cabeça. Portanto o caçador, como um motorista de auto, terá que pilotar sua arma com segurança.


  Seja sempre precavido: verifique internamente os canos da arma se estão desobstruídos. Armas que ficam expostas , podem ser alvos dos insetos que fazem seus ninhos dentro do cano.Portanto é providencial olhar por dentro antes de colocar o cartucho.

  Nunca dispare a espingarda com a ponta do cano submersa.

  Se cair com a arma, inspecione o cano verificando se não entrou terra.

  Não abra caminho com a arma, nem procure caça enfiando o cano em qualquer lugar, pode entrar algo dentro.

  Nunca deixe a arma carregada quando não estiver caçando.

  Não use bebida alcoólica quando estiver caçando.

  Transporte no campo ou no mato sua arma com segurança , pensando sempre que ela poderá disparar.

  Nunca aponte os canos de uma arma para outra pessoa mesmo descarregada.

  Sempre ao pegar uma arma, verifique antes se está descarregada.

  Nunca feche uma espingarda apontando o cano para o companheiro.

  Esse mesmo folheto mostra como atirar animais correndo ou voando.



  Este preceito é um dos mais difíceis de se lidar, existem leis físicas do movimento que podem ser usadas no calculo dos descontos conforme a velocidade da ave e  do projétil para que colidam no mesmo instante,mas  não deixa de ser um cálculo de laboratório, pois na prática vale o famoso golpe de vista. Esta prática só pode ser adquirida com muito treino.

  Temos abaixo uma tabela em metros da distância aproximada que  devemos adiantar o tiro numa ave que voe na transversal.

   10 metros de distância……………………0,47m

   20 metros……………………………………..1,00m

   30 metros………………………………………1,55m

   40 metros………………………………………2,36m

   Devemos considerar que pelo efeito da gravidade o chumbo tem uma tragetória descendente, um exemplo em 30 metros de distancia a chumbada cai até 7cm, portanto além do desconto à frete tem o desconto por cima da caça.

0 visualização