©2019 by RECARGAMATIC.

As armas do Cel.Fawcett

As armas do Cel. Fawcett

Cel. Fawcett, militar inglês que se aventurou pelas selvas brasileiras à procura da Cidade Z. Foi nele que Steven Spielberg se inspirou para criar o personagem do filme Indiana Jones, que com seu amuleto buscava a cidade perdida.

Ele sempre quis os louros para si, orgulhoso, nunca aceitou ajuda de ninguém. Nem mesmo aceitou o apoio do Mal. Rondon. Talvez pensasse que iria botar a mão sozinho em uma grande riqueza de ouro na Cidade Z.

A cidade Z era uma ilusão, ninguém acreditava que existisse, só ele mesmo. No ano de 1925 ele empreendeu a última e derradeira expedição junto com seu filho e outro amigo que acabaram sendo assassinados pelos índios.

Interessante que na literatura sobre ele, não fala que a expedição carregava uma espingarda de caça, arma imprescindível para as matas brasileiras, consta somente que levava um rifle Winchester .30. Este então seria um Winchester mod. 1894, cal.30-30, e uma luger com adaptação de coronha.

Numa das expedições, ficaram sem comida, quase morreram de fome, um dos serviçais queria matar o cão para comê-lo, o Cel. Fawcett não permitiu, mas nem o cão resistiu à fome e acabou morrendo. Um dia, por sorte avistaram ao longe um veado, assim apontaram-o para o Cel., ele usando de sua pontaria certeira disparou o.30-30, o veado deu um salto e caiu morto. A comitiva comeu o bicho sem mesmo tirar o couro, assim conseguiram escapar da morte.

Sobre o Winchester mod. 1894 30-30, provavelmente é o mais famoso e certamente o mais popular rifle de caça dos EUA. O modelo esportivo vendeu um milhão de exemplares, ultimamente chegou à casa de sete milhões. O modelo 94 foi descontinuado  em 2006. Nenhum outro rifle vendeu tanto igual a este modelo.

Cal.30-30, foi o primeiro cartucho designado a usar pólvora sem fumaça. O 30-30 foi originalmente carregado com 30 grains de pólvora, por isso ganhou o nome de .30-30,o projétil tinha o peso entre 160-165 grains

O sumiço do Fawcett foi explorado no mundo todo, na década de 60 ,  um interessante filme foi apresentado:  http://www.youtube.com/watch?v=NNCsZgieukM

Os irmãos Vilas Boas, disseram ter encontrado a ossada do Percy Fawcett, justamente onde os índios diziam ter enterrado, já que seu filho e outro foram largados sem vidas à correnteza do rio. Como os herdeiros recusaram-se a fazer exames de DNA, até hoje paira esta dúvida se a ossada é mesmo do Fawcett.

Em 1996 outra expedição liderada por René Delmotte e James Lynch seguiram os rastos de Fawcett, mas não foram longe, os índios detiveram o grupo e depois de confiscar todos seus bens, avaliados em 30mil dólares, soltaram . Naquela época fazia mais de 70 anos do desaparecimento de Fawcett, e  ainda continuava perigoso seguir os passos de Fawcett.

                     Fontes de consultas: Livro Cel.Fawcett de Hermes Leal e  web

0 visualização