As perdizes do Uruguai

Muito embora sendo a caça permitida no Uruguai, o cidadão uruguaio não tem costume de caçar, assim pouquíssimas licenças são emitidas anualmente para caçadores nativos uruguaios.

Parece que eles não apreciam muito nem o esporte nem a carne de perdiz, diferentemente de nós brasileiros que trocamos um prato de perdiz por uma suculenta carne de boi.

O grande contingente de caçadores que frequentam as temporadas de caça no Uruguai são turistas, como:  brasileiros, portugueses, italianos, espanhóis e americanos, são os que mais participam de caçadas no Uruguai.

Quando imaginamos, a grosso modo, a quantia de perdizes (codornas) abatidas na temporada de caça, levando em conta que só na cidade de Flores há três pousadas de caça, ficamos abismados. Pode-se pensar que o caçador vai acabar com a perdiz, mas é puro engano, todo ano elas se reproduzem  muito. Porém o que vem acorrendo de uns anos para cá é a diminuição de seu habitat. Temos notado o grande avanço do soja e da cultura do eucalipto que vem tomando lugar das pastagem e assim eliminando as perdizes, pois sem o habitat elas não nidificam.

Até o João Paulo do” Solar del Caçador” comentou que a cada ano há que procurar mais fazendas para a caça, pois os locais cada vez mais vem diminuindo seus campos em função da ocupação do plantio do eucalipto e da soja.

Como sempre prego: caçador vê o que está acontecendo, pois ele é quem percorre os campos e contata direto com a natureza, diferente de muitos que só conhecem a vida selvagem em filmes que assistiram da Disney.

Poderia até gerar polêmica, mas os caçadores deveriam ser eleitos como guardiãs da natureza .

Infelizmente o que move o mundo atual é o dinheiro.

 O soja e o eucalipto estão muito valorizado, há muita gente no mundo necessitando de alimento e energia, assim a caça cada vez perde mais valor, ninguém se preocupa com ela, pois não tem valor agregado.

A tendência à caça dos animais que estão sofrendo com a invasão das monoculturas é a implantação dos “Preserves”,que funcionam como mate e pague, como já é comum nos EUA. Caça selvagem mesmo no futuro ficará por conta tão somente de animais invasores, como javaporcos. Vejam também o blog  

http://awildbeastatheart.blogspot.com.br/

0 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.