Baletão de cera

Baletão de cera


    Dias atrás o Rodrigo Meirelles, autor do livro: “Caçadas. Estórias e outras mentiras”, me passou um e mail falando prá que eu olhasse um link americano intitulado  wax slug.  Com a minha curiosidade toda logo fui verificar, pois não conseguia imaginar para que iria servir um  baletão de cera.      Verifiquei então que é mais uma modalidade de baletão de chumbo, dando assim mais uma opção para  atiradores e caçadores que já conhecem o cartucho roletado, a bala Ideal, o Slug, etc.

    A preparação é muito simples: 1.toma-se um cartucho novo ou recarregado, se for  cal.12 de preferência com 32gramas de chumbo. 2.uma vasilha pequena para aquecer no fogão. 3.parafina. 4.chumbo de preferência fino, números 7,5 ou 8.     Corta-se a boca do cartucho como mostra a foto e retira só o chumbo, permanecendo os demais componentes do cartucho


     Coloca-se a panelinha na chama baixa do fogão derretendo a parafina. Assim que ela derreteu despeja o chumbo sobre a parafina líquida e desliga o fogo.



     Deixa-se o cartucho que está com a bucha dentro próximo, mas nem tanto do calor para não haver perigo.  Com uma colher de ponta fina, como a da foto, pega-se a mistura da panelinha e despeja-se dentro do cartucho , ocupando assim exatamente o espaço  onde foi retirado o chumbo. Procure não colocar muito líquido, tem que ser uma mistura homogênea.


      Na foto  o cartucho com a parafina líquida e o chumbo. Agora é só aguardar a cera solidificar e está pronto o baletão de cera. Resultados Só atirei uma vez para testar  o” wax slug”  com uma arma full shock, vejam o resultado


    O correto é usar o “wax slug”  com uma arma de cano cilíndrico ou com muito pouco choque, assim  o projétil não sofrerá muita deformação ao passar pelo estrangulamento e se guiará melhor. Notem que houve uma separação de alguns bagos justamente pelo efeito do shock.     Comparando com um balote Ideal,a penetração foi um pouco menor devido a perca de bagos, diminuindo assim a energia concentrada.

0 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.