Calibre 12 com balote Slug

     Esperança é a última que morre! Temos esperança que pelo menos a caça ao javali e aos javaporcos  seja aberta em nosso país para podermos caçar, da mesma forma que os americanos caçam seus veados de rabo branco com a cal.12

    Torcemos também que logo a fábrica, que faz a réplica da cal.12 mod. 870, venha também a nos oferecer a opção de venda dos canos raiados, próprios para serem atirados com balotes slug e outros modelos de projéteis.

   Enquanto nada disso acontece, vamos nós fundindo os balotes, recarregando  e atirando com canos lisos mesmo.

    Apresentamos uma dica interessante para o fechamento de cartuchos tipo virolado ou rebordado, sem uso de virolador, fazendo na própria prensa Mod II da Recargamatic.


Com uma faca bem afiada, cortamos a boca do cartucho ,deixando com mais ou menos de 61mm de comprimento. Retiramos o copinho da bucha  plástica de 32 gramas, como mostra a foto.


Abaixamos o pino do fechamento final da Mod II que empurra a boca do cartucho , deixando bem baixo. Abaixamos também o vincador e o conificador da mod II.


Efetuamos a recarga como de costume até a colocação do projétil.



Assim que o projétil estiver no lugar, vincamos o cartucho, virando-o de modo que o vinco marque em toda sua circunferência e que sua boca fique bem curvada para dentro. 


Imediatamente levamos ao fechador final e abaixamos a alavanca da prensa de maneira que o pino do fechador empurre tudo para dentro, empurrará o projétil junto. O pino empurrará o projétil para dentro fazendo  com que a bucha sofra uma deformação, mas assim que a pressão do pino cessar a bucha retornará a posição normal e o cartucho ficará com apresentação de virolado.

Após este fechamento, pressionamos o cartucho no conificador e ficará quase igual ao de fábrica.

53 visualizações

©2019 by RECARGAMATIC.