Calibre 12 com balote Slug
Esperança é a última que morre! Temos esperança que pelo menos a caça ao javali e aos javaporcos seja aberta em nosso país para podermos caçar, da mesma forma que os americanos caçam seus veados de rabo branco com a cal.12
Torcemos também que logo a fábrica, que faz a réplica da cal.12 mod. 870, venha também a nos oferecer a opção de venda dos canos raiados, próprios para serem atirados com balotes slug e outros modelos de projéteis.
Enquanto nada disso acontece, vamos nós fundindo os balotes, recarregando e atirando com canos lisos mesmo.
Apresentamos uma dica interessante para o fechamento de cartuchos tipo virolado ou rebordado, sem uso de virolador, fazendo na própria prensa Mod II da Recargamatic.

Com uma faca bem afiada, cortamos a boca do cartucho ,deixando com mais ou menos de 61mm de comprimento. Retiramos o copinho da bucha plástica de 32 gramas, como mostra a foto.

Abaixamos o pino do fechamento final da Mod II que empurra a boca do cartucho , deixando bem baixo. Abaixamos também o vincador e o conificador da mod II.

Efetuamos a recarga como de costume até a colocação do projétil.


Assim que o projétil estiver no lugar, vincamos o cartucho, virando-o de modo que o vinco marque em toda sua circunferência e que sua boca fique bem curvada para dentro.

Imediatamente levamos ao fechador final e abaixamos a alavanca da prensa de maneira que o pino do fechador empurre tudo para dentro, empurrará o projétil junto. O pino empurrará o projétil para dentro fazendo com que a bucha sofra uma deformação, mas assim que a pressão do pino cessar a bucha retornará a posição normal e o cartucho ficará com apresentação de virolado.
Após este fechamento, pressionamos o cartucho no conificador e ficará quase igual ao de fábrica.