Calibre 20 uma paixão.

Calibre 20 uma paixão.

Procurando as razões para nossa paixão pelo calibre 20 folhei o livro “Armas e munições de Caça” de 1934, onde C. F. Buys onde ele  cita o livro “La chasse à tir” de Paul Cunisset-Carnot de 1911: “Cunisset observa que a solidez é a qualidade principal de um fuzil. E afirma, com razão, que seria loucura querer sacrificá-la à leveza. Primeiro a segurança, diz este autor, depois o prazer; em um bom fuzil, a beleza, a delicadeza, a precisão mecânica, a elegância, a facilidade de manejo devem associar-se, mas sem comprometer a robustez. Expõe uma tabela dos melhores pesos para todos os calibres, exemplo: cal.12=3,150kg e cal. 20=2,80kg. Quanto ao peso do cano, é sempre inferior à metade do peso da arma.”

Continuando Buys descreve:” Há, entre nós, brasileiros, uma preferência acentuada para os pequenos calibres. Temos abundância de caça, pelo menos no interior. Com qualquer arma abate-se um número relativamente grande de peças—o que se deveria atribuir ao milagre da terra dadivosa empresta-se à pretendida superioridade do pequeno calibre da arma que se utiliza, ao seu fácil manejo, ao nenhum esforço físico que demanda o seu transporte, ao nulo recuo.” “A arma não cansa”, afirma-se. E, como a arma não cansa, a eficiência do atirador não enfraquece senão em proporções menores do que a do caçador que se serve de um calibre grande.

Pelo fato do Brasil ter sido terra dadivosa em caça, não haveria motivo consumir munição mais cara. O costume dos calibres finos acompanhou gerações dos praticantes da caça até a proibição total da caça. Assim que se deu a proibição, enraizou-se mais ainda o uso de calibres finos, pois os caçadores tinham que se esquivar dos fortes ruídos dos tiros. Assim, os poucos que usavam cal.12 foram rebaixando seus calibres. Dessa forma, um dos calibres que caiu no gosto dos caçadores foi o calibre 20, pois se trata de um calibre mediano, de boa eficiência, baixo custo de recarga e ruído relativamente pequeno.

Sabe-se que em uma calibre 20 as pressões relativas ao disparo são bem maiores que numa cal.12 e, que além de bons materiais de construção para suportar as pressões, deve também carregar um perfeito sistema de travamento para evitar folgas prematuras.

 Para o leitor que pretende uma calibre 20, é bom que saiba que, comparando com o calibre 12 que despacha 34 gramas de chumbo, a Cal.20 só despacha 24 gramas e que seu alcance máximo eficaz é de 35 metros.

 Mas, mesmo sabendo que o calibre 12 é o calibre que tem o melhor rendimento em todo tipo de caçada, não há nada que se compare ao calibre 20 em seu aspecto harmonioso, sua esbelteza, leveza e sua eficácia tanto para a caça de campo, de espera ou de pelo. Por tudo isso a cal.20 se torna muito sedutora.

0 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.