©2019 by RECARGAMATIC.

Carta de caçador e pescador


Carta de pescador e caçador

Na minha época de adolescente vivia na cidade, mas vizinho de amplos espaços de pastorear gado, onde também manchavam pequenas matas ralas.

Eram nestes lugares onde iniciávamos a prática do conhecimento dos animais, saber seus costumes e posteriormente caçá-los. A procura era por rolinhas, pombas , sabiás, pardais, etc. e, como não podia deixar de ser ,a caça aos preás, a mais cercada de emoções. A caçada dos preás era emocionante por serem caçados com vira latas. A arma, o estilingue, sempre com os elásticos bem amarrados e borracha escolhida de boa câmara de ar. A pontaria tinha que ser certeira, na cabeça.

Nessa lida íamos conhecendo todos os nomes de aves, dos répteis , dos mamíferos em geral.

Nas aventuras nos ribeirões, onde mariscávamos com peneira, também íamos familiarizando com os diversos peixes. Progressivamente íamos sabendo quase tudo da fauna que nos envolvia.

Atualmente, pouquíssimos adolescentes tem oportunidade de se enlear com a natureza, são leigos no que tange a nomes e costumes dos animais.

Muitos desses atuais adolescentes, amanhã poderão tornar-se pescadores e caçadores. Como então poderão eles saber o que poderá ser pescado ou caçado. Os cuidados, os apetrechos legais e ilegais, enfim uma série de ensinamentos necessários. Defendo então o exame de carta de Pescador e também de Caçador.

Uma ocasião estava eu pescando no pantanal do Mato Grosso do Sul, colegas que nos acompanharam estavam pescando com varinha de bambu e apanhando uns peixinhos parecidos com lambaris. Curioso que sou, fui certificar-me da espécie de lambari e verifiquei que não eram lambaris e sim alevinos de dourados. Imediatamente ordenei a paralisação da pescaria. Este é um dos exemplos que para ser pescador, pelo menos tem que conhecer as espécies de peixes.

Muitos países onde a caça é legalizada existe essa determinação de Carta de Caçador, uns com mais exigências e outros com menos exigência. Em Portugal o primeiro exame de carta de caçador deu inicio em 1986 com provas escritas e matérias determinadas pela direção de serviços de caça. http://awildbeastatheart.blogspot.com.br/2012/02/becoming-hunterin-germany.html No blog acima do Rodrigo Meirelles retirei algumas informações dos exames para Carta de Caçador:

Em Michigan EUA, se você nasceu após 1960, deverá fazer um curso de caçador que custa 10 dólares e tem uma duração de dois sábados inteiros. Após o curso, gastará 15 dólares de licença para caçar pequenos animais ou aves em propriedades particulares e ….

A Alemanha é bem mais exigente, para tirar sua carta de caçador, gastará aproximadamente 4 a 6meses. São no mínimo 130 horas aulas para completar o curso. Após o curso deverá passar por prova escrita, e tendo sucesso passará por uma prova oral. O custo disso tudo gira em 3000 euros! Mais detalhes poderão acessar o blog acima.

Sempre digo que para nosso governo é mais fácil dizer não à caça do que sim, pois o sim envolve muita coisa e não querem ter trabalho, só lucro!

0 visualização