Cobra jararaca boca de sapo


Boca de Sapo

O Bigode gostava muito de uma caçada de paca, ele sempre se encarregava de encontrar um bom local para fazer a ceva. Na temporada de verão no norte é que procurava um local próximo a um corixo onde as bochechudas costumavam circular. Era comum colocar a ceva perto de um buritizeiro ou de um jambeiro, sua prática era colocar um tubo amarrado no tronco onde a ceva descia por gravidade, cheio de milho misturado com soja e um pouco de sal, assim a comida já dispunha de tempero. As tais se deliciavam e ele vez por outra ia visitar o local para certificar a voracidade dos bichos.

Certo dia, ocioso com as lidas do campo, resolveu dar uma olhada como estava se comportando a ceva, já que a lua cheia se aproximava. Passou a mão no saco de milho e no facão, nem se importou em vestir polaina ou mesmo aqueles canos de courvin parecidos com os que usam os caubois e partiu. Pegou o girico e no calor abrasador de Mato Grosso, com céu aberto sem perspectiva de chuvas, pela estrada batida e poeirenta de terra branca seguiu para um bate e volta ligeirinho.  Apeou do girico que deixou na lavoura próxima da mata ciliar, atravessou um capinzal alto, entrou pela trilha do mato, passou pisando em alguns paus deitados para se livrar da água de um pequeno brejo e chegou ao local onde estava sua ceva.

 Quando foi ao tubo da ceva sentiu um golpe em sua perna e uma pontada feito agulha, imediatamente virou e viu a grande boca de sapo que havia inoculado o terrível veneno . Sem titubear, golpeou-a com o facão que trazia na cintura e apanhou o reptil.

De imediato começou a sentir tonturas, conseguiu chegar até o girico meio cambaleante, deu partida engatou e rumou para sede da fazenda. A simples condução ia a passos lentos, mesmo fincando o pé no acelerador. A distância de apenas alguns quilômetros parecia infindável. Ele quase não sentia o calor e a forte claridade do dia, seus sentidos iam-se apagando e sua visão turvando a cada passo da estrada pilada de terra. Nem mesmo soube explicar como chegou até a sede, pois não via mais nada, estava num estado lastimável. Assim que chegou, por muita sorte, o fazendeiro estava lá e vendo o girico que vinha  desgovernado, correu ao encontro e viu que o Bigode já estava desmaiado, colocou na sua Silverado, seis cilindros, e saiu voando  passando pelo posto da policia rodoviária a 140km por hora. Chegando ao hospital foi imediatamente analisada a cobra e usando  o soro específico foi ministrado ao Bigode, Ele permaneceu por alguns dias no hospital, a perna ficou em estado lastimável, tanto que muitos achavam que ele iria perder a perna. Depois de muitos retornos ao hospital, felizmente foi aos poucos recuperando e após meses de tratamento conseguiu se recuperar.

Boca de Sapoé um tipo de jararaca muito venenosa.  Elas vem para a ceva a título de se alimentar dos ratos que se aproveitam do milho.   Há que se cuidar com cobras nas cevas, principalmente cevas com milho, pois atrai ratos que é o prato preferido delas.


Girico, os colonizadores sulistas que desbravaram o norte levaram com eles costumes como o chimarrão, costelas assadas de fogo de chão, danças gauchas, vinho, salames, copas, utensílios para fazer macarrão em casa,  pão com fermento de batata, que se não cuidar em deixar a garrafa do fermento aberta pode estourar como uma bomba e até causar acidente, etc. Levaram também a técnica de executar um meio de transporte simples e eficiente para ser usado dentro da fazenda, trata-se do girico.

O girico é um veículo para ser usado dentro das propriedades rurais, que consome muito pouco diesel, feito a partir de um chassi de jipe ou rural ou outro tipo de caminhonete, ou mesmo usando suspensão dianteira de fusca e cambio e diferencial de carros como Chevette ou opala. Eles usam somente o chassi, o cambio com a embreagem e o diferencial. Adaptam um motor diesel Yammar ou Agrale com um ou dois cilindros de baixíssima potencia. Assim o girico serve para carregar coisas não muito pesadas dentro da fazenda. O girico caiu tanto no encanto do sulista, que atualmente fazem até competições de corrida ou de largada de girico.

0 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.