Escolha da Prensa para Recarga de Munição

Qual modelo de prensa de recarga de munições devo escolher?


Notamos que muitos atiradores iniciantes pretendentes a fazer recarga de munições ficam com dúvida qual modelo de prensa escolher.

Como somos da RECARGAMATIC, fabricante de diversos modelos de prensas de recarga, notadamente poderíamos indicar a mais sofisticada para o atirador, porém nem sempre a mais cara é a opção correta . Usando de bom senso vamos expor abaixo as características das prensas e explicar suas funções ,assim o atirador poderá fazer sua própria escolha em função de sua necessidade e preferência.


Prensa Modelo O

Prensa robusta, corpo em ferro fundido, dotada de muita resistência e durabilidade comprovada não por mim, mas pelos muitos atiradores que possuem há anos.

A prensa mod O, é uma prensa que podemos dizer universal. Ela aceita “dies” dos principais calibres de tiro e caça , dentre eles os de rifles, podendo também usar “dies” vindo do exterior. Ela possui rosca universal e aceita também o “shell holder”( garra onde entra o cartucho) universal. Podemos fornecer nos calibres: 6,35/7,65/380/38/.357/9mm/38 super/40/45/44-40/44mag./454 casull/.50 e 308

Para quem é indicada a modelo O?

* Para aqueles que desejam recarregar vários tipos de calibres, desde o .25 (6,35) ao, digamos ,30-06. Trocando-se os “dies” podemos fazer todos os calibres.

* Àqueles que tem prazer em fazer munição com esmero e carinho, recarregando com amor, fazendo suas munições sem pressa e curtindo a recarga.

* Para quem não consome muita munição.

* A prensa modelo O é a que tem o melhor aproveitamento de alavanca, exigindo menor esforço e produzindo maior força, por isso serve para a recarga de uma bala garrafa a qual exige muito esforço para a calibragem da cápsula.

* A modelo O, também é muito usada para calibração total de cápsulas e calibração de projéteis.

* Inconveniente da mod. O: a cada operação realizada de recarga temos que trocar o “die” (ferramenta) desrosqueando-o e rosqueando outro.



Prensa Semi-progressiva modelo 5C

Prensa muito robusta , estrutura em ferro fundido, comprovada durabilidade por possuidores há mais de 30 anos.

A mod.5C é uma prensa que podemos recarregar uma munição em série sem trocar os “dies” , pois eles já estão todos montados na torre. A munição é recarregada passando de uma etapa para outra. Ela também possui o polvorimetro adaptado na própria torre.

Para quem é indicada a mod.5C?

* Para atiradores que desejam recarregar diversos calibres desde o 6,35 ao .308.Trocando os dies podemos recarregar qualquer calibre dentro da faixa indicada.

* Grande vantagem- prensa muito robusta, de muita durabilidade, facilidade de operação, qualquer iniciante se dá muito bem com ela.

* Rapidez na recarga: com destreza podemos fazer até mais de 100 munições por hora.

* Possibilidade de incrementar a prensa com acessórios como: alimentador de espoletas, cabeçotes extras onde poderá manter os “dies” montados e regulados para outros calibres, soltando apenas dois parafusos troca-se o cabeçote.

* A prensa mod 5C possui o quarto furo, onde poderá colocar um “die crimp” para fazer a colocação do projétil em duas etapas. Pode também utilizar o quarto furo colocando um calibrador de projétil.

*Os dies da Mod 5C também são universais, podendo usar dies do exterior, somente os “shell holders” são especiais. Os “shells” fornecemos para qualquer calibre.

* A munição produzida pela mod.5c é perfeita e a prensa é perfeitamente centrada, sua usinagem é feita em máquinas CNC.

* Pelo custo benefício, é a prensa mais vendida da nossa linha. Podemos fornecer nos calibres: 6,35/7,65/380/38/.357/9mm/38 super/40/45/44-40/44mag./454 casull/.50 e 308


Prensa Turret


Prensa Turret, é muito resistente, toda estrutura em ferro fundido.

A Turret é colocado até 6 “dies”(ferramentas) na torre, podendo recarregar até dois calibres. Nessa prensa o cartucho fica parado preso no “shell holder” e girando a torre com a mão vamos fazendo todas as operações desejadas. A colocação da espoleta é feita através de um sistema no eixo da prensa.

*Indicação da Turret:

*Para recarregar cartuchos de alma raiada desde 6,35 ao, digamos, 30.06 ou maior que este.

*Como vantagem ela pode recarregar todos os calibres à bala e também colocar mais um calibre na torre. Desvantagem: é um pouco mais lerda que a mod 5C. Também não é possível colocar o alimentador de espoletas. Podemos fornecer nos calibres: 6,35/7,65/380/38/.357/9mm/38 super/40/45/44-40/44mag./454 casull/.50 e 308

Prensa Progressiva mod O4P

Prensa Mod O4P. prensa com corpo de alumínio, torre em alumínio, “shell plate” giratório manual em aço temperado, polvorímetro com acionamento automático, somente com capsula sob ele é atuado. Fornecida apenas para calibres: 380/9mm/38/40 e 45.

Indicação da Mod.O 4P

O principal aspecto desta prensa é a produtividade, a cada alavancada produz-se uma munição recarregada. Então sua indicação é para aqueles que possuem grande demanda de munições e tempo escasso para recarga.

Quais são os problemas de toda prensa progressiva?

Como a produção dela é seriada poderá passar algumas munições sem espoletas ou mesmo espoletas colocadas inversamente, ou falta de colocação de pólvora.

Quando há algum problema no processo de recarga e temos que reajustá-la perde-se muito tempo.

Há que ter cuidado enorme com a sequência da recarga, se acabar a pólvora do reservatório e não se perceber, poderá ter que anular o lote, pois não é como a Mod. 5C que a cada operação de colocação de pólvora criamos um hábito de checagem da pólvora.

Muito embora a nossa Mod O 4P ´possui cabeçote removível, mesmo assim a troca de calibre é demorada.

Também não aconselho para carregar munições de rifles, a não ser que calibre só o pescoço da cápsula.

Outro detalhe: aconselho a aquisição desta prensa para àqueles que já possuem certa experiência em recarga.


4,372 visualizações

©2019 by RECARGAMATIC.