©2019 by RECARGAMATIC.

Indumentária para caça de campo


    Este ano fui zoado pelos meus colegas de caça. Eles disseram que minha indumentária assemelhava aos caçadores dos anos 50!

    Para mim isto foi um elogio, pois tratando da prática de um esporte cercado de tradições como é a caça, não poderia deixar de usar vestimenta também puramente tradicional e sentimentalista.

   Poucos esportes são tidos tradicionais como a caça. A caça é a volta ao passado é o retorno às velhas tradições.

   Nos EUA existe uma modalidade de tiro esportivo que se chama” Cowboy shoot out” os atiradores, também repletos de tradição ,vestem-se como no velho oeste e vivem o clima do velho oeste. Esta forma de agir  dá outro brilhantismo ao evento.

   Eu sigo a tradição deixada por meu pai. Primeiramente uso uma espingarda que não é a 12 e sim a 20, mas meu gosto seria usar o mesmo calibre que ele, o 28.

    Segundo, sigo quase que fielmente a indumentária que ele usava. Para mim isto faz com que eu retorne ao tempo e viva o antigamente.

    Terceiro, porque este tipo de vestimenta dá muita comodidade à prática do esporte.

    Trataremos aqui da vestimenta que julgo muito adequada ao caçador de campo do clima tropical.

    O chapéu de pano de algodão é interessante, pois protege mais seu rosto, orelhas e pescoço  contra o sol , a lapela pode ser levantada ou abaixada por conta do ofuscamento da luz do sol.  Algumas vezes necessitamos apanhar água para beber num córrego, este tipo de chapéu é funcional.  O tecido de algodão é muito bom, pois isola o calor e o frio. O chapéu de feltro também é indicado, mas eu não sou adepto.

    Camisa, quase sempre uso camisa de mangas compridas para proteger os braços contra a ação do sol. Uso só tecido de algodão, pois é muito mais confortável que os tecidos sintéticos , isola mais o corpo fazendo com que o suor se evapore menos, segurando a umidade.

    Ultimamente tenho mandado fazer minhas camisas de brim com dois bolsos na frente , as quais uso nas caçadas e pescarias.

    Cinturão de cartuchos, este sim tem que ser o tradicional de couro, dá um aspecto mais real ao caçador. O cinto de cartuchos é importante na caçada, pois o caçador tem a facilidade de visualizar a quantia de cartuchos gastos, muitas vezes fazendo-o conscientizar que está errando muito e melhorar a pontaria.

    Pendurico, este apetrecho não pode faltar, pois a caça pendurada dá uma aparência mais nobre , diferentemente daquelas que são colocadas no embornal ou nas costas do colete. O caçador tem orgulho da imagem, por isso ele saca  muitas fotos , e as fotos com a caça pendurada é outro visual.

    Hoje muitos apetrechos de couro para caça estão sendo substituídos  pelo sintético, isto faz perder a tradição. A tradição é você ter o couro, e vez por outra untá-lo para conservar, são objetos que dão satisfação ao caçador.

    Máquina fotográfica, este objeto nunca deixei de usar, principalmente para fotografar o cão no seu fascinante trabalho. As câmeras atuais são tão pequenas que se tornaram tão fáceis  de transportar, facilitam muito ao caçador.

    Calças, as calças devem ser de algodão. Alguns dizem para não usar jeans, mas eu uso jeans já malhadas, que estão bem folgadas, pois proporcionam facilidade de  movimento.

    Polaina, esta sim , indispensável proteção contra picadas de cobra e mesmo para proteção de carrapichos. Dou preferência às polainas do que as botas. As botas normalmente são mais difíceis de vestir e quando molham, são  mais difíceis de secar. As polainas com sapatos ou botinas, são muito mais confortáveis e fáceis de secar.

     Sapatos ou botinas, esta é a vestimenta que devemos ter o maior cuidado na seleção. Os pés devem  estar totalmente confortáveis ao caminhar. Para que os pés  estejam confortáveis, a botina ideal para mim atualmente é a de segurança ,uso  as mais leves sem bico de aço. Eu uso por um ou dois meses antes das jornadas anuais de caça para amaciá-las, quando estão perfeitamente em condições, ponho no batente. É interessante comprar um número maior que o seu e colocar duas meias de lã, proporcionando mais comodidade aos pés.

        Canivete, sempre usei canivete nas  minhas andanças pelos campos. Dou preferência a um canivete de lâmina entre 3 a 4 polegadas, amarro na cintura e coloco-o no bolso.

       Vez por outra carrego também umas balas para chupar– quando caminhamos muito qualquer coisa para colocar na boca é interessante. Lembrei-me que meu pai uma ocasião levou na caçada de codornas amendoins torrados com casca. Distribuiu para os colegas , alguns deles perderam alguns tiros pois se entretiveram em descascar os amendoins e a caça foi-se.

0 visualização