©2019 by RECARGAMATIC.

Kirongozi-Lançamento do livro


No dia 8 de dezembro de 2015 participamos em São Paulo no Museu da Casa Brasileira ao lançamento do livro Visões da África que reúne em dois exemplares Angola e Moçambique, histórias, aventuras e conhecimentos sobre a África há 50 anos atrás.


Conheci pela primeira vez o Jorge Alves de Lima Filho “Kirongozi” na década de 80 quando uma TV fez reportagem sobre a África em que foi entrevistado. Tanto era meu interesse pelo assunto que gravei a reportagem e tenho até hoje. Logo a seguir procurei contato com ele, descobri seu telefone e nos falamos. Anos se passaram e soube que ele havia lançado um livro em inglês e novamente o procurei, pois tinha tanta curiosidade em saber mais sobre a África, principalmente sobre a época que ele viveu por lá, já que quando era criança assisti ao filme África Eterna, que depois soube que esse filme foi realizado num safari que o Jorge comandou.

Muito gentilmente ele me ofereceu um livro e com muita satisfação li-o em pouco tempo. Assim nosso relacionamento de amizade se estreitou e fui convidado para fazer uma visita em sua fazenda onde mantive uma profícua conversa com ele por mais de três horas.


 Aventei a possibilidade de ele lançar a tradução do livro em português, mas ele achava que no Brasil existe muito preconceito contra a caça e que não haveria interessados no livro. Mas, a ideia foi amadurecendo e resolveu lançar o primeiro livro e, no ano passado participamos do belo evento. O sucesso foi tanto que animou a traduzir mais dois que foram lançados no dia 8 passado.

Tenho muita admiração pelo Jorge Alves que além de” Kirongozi”, também é chamado de “Coração de Leão” pela grande determinação que teve e tem em realizar seus sonhos.  Jorge é uma pessoa muito culta, educadíssima, desprovido de orgulho e com respeitada memória, pois escreveu todos esses livros só contando com a memória sendo ajudado somente pelas fotos que conseguiu salvar, pois na expulsão dos portugueses de Angola suas anotações foram confiscadas.

O evento para mim não poderia ser melhor, pois estavam lá reunidos grandes celebridades do esporte da caça como Rudi Bonfiglioli, Toni de Almeida e outros que vivenciaram a época de ouro dos grandes safáris. Estavam também nossos amigos atuais que curtem o esporte da caça.

Durante o evento num telão estava sendo rodado o filme “África Eterna”, infelizmente só alguns trechinhos pudemos ver pois a interlocução com o público estava muito calorosa.

Os livros são verdadeiras joias para quem curte a África, muito bem escritos com inúmeras fotos e impressos em papel de primeira qualidade e ainda embalados numa caixa.


Diferentemente do primeiro lançamento o Jorge desta vez participou do lançamento, pois não precisou ficar dando autógrafos e pode interagir com o público presente. Mas os livros não ficarão sem as dedicatórias, elas virão depois num papel onde serão coladas no livro, veja a sofisticação! Valeu!

Quem se interessar pode encontrar o livro no web site http://www.kirongozi.com

0 visualização