©2019 by RECARGAMATIC.

Recargaterapia

picture from google

Recargaterapia

Creio que herdamos dos nossos antepassados o prazer de preparar nossas armas para a caça. Os primitivos tiravam lascas de pedras e depois passavam horas batendo pedra com pedra para obter um objeto pontiagudo, muitas vezes no final do trabalho uma pancada errada e eis que perdia toda a ponta da flecha ou lança. Mas aquilo era uma terapia, pois aquelas batidas concentradas com mãos hábeis aliviava a mente dos dissabores da vida. Ou alguém acha que eles não se estressavam também? Enquanto confeccionava a flecha, o pensamento vagava pelas matas imaginando aquele objeto confeccionado com muita dedicação voando certeiro para atingir a caça.

Da mesmíssima forma sentimos esse prazer pela recarga; muitos não caçam só atiram em alvos, mas nesse caso os alvos fazem o mesmo efeito que a caça.

Além da terapia que a recarga propicia, o recarregador sente-se lisonjeado em saber que sua munição foi aquela que conseguiu o intento de ser precisa no alvo. Munições feitas em série por uma máquina totalmente automática é como uma coronha de arma feita em CNC ou plástico, falta algo.

Um antigo cliente meu, quando decidiu comprar sua prensa de recarga, exigiu que fosse a modelo O, a mais simples. Disse ele que recarregar seria sua terapia, fazia aquilo com amor e se deliciava gastando seu tempo na bancada.

Após 30 anos de liberação da recarga de munições à bala no Brasil, os recarregadores progrediram muito estudando e aprendendo muita coisa em livros e na web. Assim ampliaram seu hobby. Hoje muitos medem o diâmetro dos projéteis, para saberem se realmente estão fazendo a coisa certa.

Outros querem eles mesmos fundir seus próprios projéteis dando melhor dureza , boa lubrificação e calibramento correto. Alguns se preocupam em determinar a medida correta do seu cano para assim dimensionar o projétil correto.

É comum atiradores receberem projéteis comprados com medidas além do especificado, assim sendo solicitam um calibrador adequado para corrigi-los.

Tudo isso faz parte do aprimoramento da recarga, e consequentemente amplia o tratamento com recargaterapia.

Nesse meio de pacientes tratados com recargaterapia vemos de tudo. Existem os caprichosos ao extremo , um deles mandou cromar quase que a prensa toda e pintar com tinta automotiva. Outro solicitou que pintasse de outra cor com tinta enrugante. Este último, uma vez quase morri de rir, ele apareceu com a prensa envolta num capuz de plástico transparente com ela no banco do passageiro de seu carro com o cinto de segurança atravessado como se fosse um passageiro. Outro então compra a prensa, mas parece que fica idolatrando-a sem nunca usá-la.

Sinto dizer que os casos acima citados, a terapia não funciona muito, a maior parte deles desistem da recarga depois de algum tempo.

A Recargaterapia funciona bem para aqueles que quando veem uma munição recarregada analisa tudo, assim: como foi limpa a cápsula, o projétil se é fundido ,prensado ou encamisado, seu formato e fabricante, o crimpamento como foi feito e outras coisas mais.

Hoje se recarrega muitos calibres no Brasil, mas quando só era o .38, não havia maior prazer em analisar uma bala recarregada. A primeira coisa era o projétil, como apresentava a fundição e seu formato. Quando era munição de fábrica ninguém dava a mínima importância.

A prova maior que a recargaterapia funciona vem dos EUA que tem a munição mais barata do planeta e tem o maior contingente de recarregadores do mundo. Será por causa do custo? Não. É por fazer o que gosta!

Informações para quem pretende recarregar munições no Brasil.

A recarga de munições é permitida no Brasil, já o comércio de munições recarregadas é proibido. Quem pode recarregar?R. Todo aquele que tiver o Certificado de Registro de Atirador no Exército. Os policiais civis e militares também são obrigados a ter o Certificado de Registro para fazer suas munições?R. Sim, só que não necessitam serem sócios de clubes. O que o  possuidor de CR (Certificado de Registro) precisa para comprar uma prensa de recarga? R. Precisa solicitar uma autorização de compra no Exército., no site do DFPC tem o modelo. Como se compra insumos de recarga? R. Solicitando com o mesmo modelo de  autorização , assinada pelo presidente do clube. A recarga de cartuchos de caça de alma lisa podem ser recarregados artesanalmente sem licença para seu próprio uso.

1 visualização