Redutor de calibre II


Redutor de calibre II


Recebemos dois questionamentos com respeito ao redutor de calibre.

Seguem as considerações:

Olá colega,

 sou leitor do seu blog. Entendo que esses adaptadores são úteis em casos de pequena diferença de calibre, como por exemplo: você vai caçar de 12 e seu amigo com uma 16.. daí sua munição acaba, ou tomo uma chuva e estraga… daí, para não perder o dia e evitar sair do “mato” você coloca o adaptador na sua 12 e começa a usar os cartuchos de 16! O cano não ficara tão largo e ainda poderá brincar bastante… Acredito que no máximo uma adaptação de 12 para 16 ou 12 para 20 ficaria interessante, mais do que isso o tiro ficaria sem precisão.

Eloir e amigos atiradores,

A primeira série perfeita em Skeet que eu atirei foi com um redutor calibre 28 em uma espingarda Beretta 686E calibre 12. Desde que usado com munição de boa qualidade e bucha “pneumática” (peteca de plástico) o desempenho é fantástico, sendo que a dispersão da chumbada equivale ao choke do cano da espingarda.

Nos meus fuzis Mosin-Nagant 7,62x54R mm e CZ 30-06 eu uso redutores de câmera para os calibres 7,65 mm Browning,  32 S&W Long e 32 H&R Magnum, e uso munição recarregada com projétil esférico à frente de 2 grains de pólvora de queima rápida. A precisão é excelente e eu não teria problema de usar esta combinação para a caça de pequenos animais.

Finalmente, em algum lugar eu tenho um desses redutores argentinos da foto do Eloir e funciona muito bem.

Abraços e leiam meu blog: www.awildbeastatheart.blogspot.com

Para que pudéssemos averiguar melhor o funcionamento do redutor produzimos um deles para adaptar em calibre 12 com redução para cal.20.



Tomamos uma arma cal.12 e utilizando o cano full chocke alvejamos um papel  numa certa distância usando um cartucho calibre  20 no redutor. Não nos preocupamos com a distância regular de alvejamento e nem a contagem dos chumbos que atingiram o alvo. Em seguida com uma calibre 20 usando um cartucho igual ao utilizado no redutor fizemos um disparo em outro alvo de papel observando a mesma distância e utilizando o cano full chocke da cal.20 com cartucho de mesma carga.

Portanto nosso intento seria avaliar grosseiramente a questão da distribuição da chumbada, e o que notamos é mostrado na foto abaixo.


A distribuição com o redutor perdeu um pouco, mas não muito expressiva, portanto podemos usar o redutor de Cal.12 para o 20 com bom aproveitamento.

Acredito que redução de cal.12 para o cal.16 não seja possível , pois a parede do redutor fica muito fina.

E quanto a redução drástica por ex. 12 para 36 deve prejudicar a distribuição.



11 visualizações

©2019 by RECARGAMATIC.