Ricochete


Ricochete

O ricochete deve estar sempre em mente do atirador, trata-se do desvio do projétil por um anteparo, provocando uma nova direção.

Nós que assistimos na juventude filmes de faroeste no cinema, ficávamos mais presos ainda às telas quando ouvíamos os sons dos ricochetes da armas dos mocinhos e dos bandidos, aquilo dava uma emoção maior às aventuras. Para relembrar os tempos bons do cinema, quando praticávamos tiros na beira do rio Apa, fazíamos a peripécia de atirar resvalando em pedras para provocar o ricochete, fazendo a bala assobiar.Tínhamos consciência que as balas desviadas do .38 iam em direção a uma extensa mata, sem perigo.

Um caso realmente que me deixou preocupado, foi quando ao experimentar uma munição 30-06 com ponta encamisada ,atirado em uma chapa de aço de ½” a uns10 metros. Quando apontei para a chapa, meu funcionário que estava perto de mim, virou de costas, nesse instante partiu o tiro e na sequência ouvi um gemido do lado. O meu funcionário tinha sido atingido nas costas por algo. Fui verificar e certifiquei que a jaqueta da bala ricocheteou no momento que o projétil furou a chapa, ele sentiu a batida e a queimadura produzida pela jaqueta que retornou quase incandescente. Felizmente não foi nada grave , mas serviu de lição,nunca atirar em chapa de aço a curta distância.

Lendo em um blog de caça de Portugal me deparei com um caso um tanto cômico quanto preocupante de ricochete: Em uma reserva de caça noturna de espera em Portugal, existiam avisos que no local poderia ter caçadores de espera. Um casal de namorados despreocupados , sem ler o aviso, entrou na zona proibida. Enquanto namoravam dentro de um Toyota, de repente um forte barulho na lataria do carro,assustou o casal – o sujeito saiu desesperado com as calças na mão e notou que um projétil de .300 entrou pela parte debaixo da porta e saiu pelo teto. Tiveram muita sorte, pois o ricochete ocasionado pelo tiro do caçador ,que provavelmente tinha errado um javali, felizmente não atingiu nenhum dos namorados.

Faz sentido, alguns estados americanos como o de Michigan, não permitir o uso de armas que calçam balas garrafas para caça do veado whitetaildeer americano –. Lá nas temporadas de caça só podem ser usadas armas que calcem balas com cápsulas de corpo cilíndricos, pois essas munições são de menores velocidades e seus alcances são inferiores às de garrafa. Faz necessidade esta proibição, pois as propriedades são relativamente pequenas e além disso existem muitas árvores que poderão propiciar um ricochete.

Meu livro CONTOS DE CAÇADAS relata uma caçada do veado americano.

1 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.