©2019 by RECARGAMATIC.

Um senhor caçador


  Quando eu o conheci já era um senhor de idade. Ele caçou até quase  o fim da vida, na década de  90, já com mais de 80 anos ainda caçava era exímio caçador daqueles que vasculham até o rastro da perdiz para saber que lado foi.

  Participou de muitos safáris de caça e pesca pelo Mato Grosso, onde faziam pescarias acompanhadas de caçadas.

  Com seus dois filhos, um deles já citado aqui, http://www.eloir-mario.blogspot.com.br/2011/08/o-pacucu.htmlfizeram muitas viagens em busca dos perdigões.

  Como a caça era proibida, usavam de artimanhas para transitarem. Uma que foi sempre infalível era usar um pequeno caminhão baú que possuíam. O pai e os dois filhos colocavam dentro do Baú, móveis, camas, e uma porção de badulaques, como se fosse uma mudança, onde iam também os cachorros e as espingardas camufladas. Assim passavam pelas barreiras de fiscalizações com a maior tranquilidade.

    Pedro, o qual  chamavam de Bellotão, pois era um descendente de italiano de porte  alto, possuía uma Beretta mod S2 cal.20 uma joia da qual se orgulhava.

    Certo dia,  chegou na oficina de meu pai, conversa daqui e dali, meu pai perguntou como andavam as caçadas, ele falou que não estava enxergando bem, precisava trocar os óculos. Depois de meses passou novamente e noticiou que tinha trocado de óculos e expressou assim:

  — Mário  agora sim estou enxergando bem, troquei os óculos, consigo ver até os olhos arregalados do perdigão quando levanta voo! !!

    Numa dessas expedições de caça, seu filho Zé Belloto, causou um sério acidente, foi no  campo  quando Zé levou a arma no ombro que sucedeu o disparo. Talvez não tenha sido imprudência, mas desatenção, quando colocou a arma no ombro sem querer apertou o gatilho. O Bertinho Scatena que vinha atrás recebeu um tiro na barriga da Beretta calibre 20. Infelizmente não teve como salvar o homem.

  As espingardas são providas de travas de segurança, que a maioria só travam o gatilho. Algumas possuem trava automática, isto é: quando abrimos a arma automaticamente empurra a trava para a posição segura. A grande maioria dos caçadores preferem a trava normal, como das Berettas, sem este automatismo. Quais seriam os motivos: se você atira uma caça e descanhota  para a colocação de outro cartucho e de imediato levanta outra ave, a arma já está pronta para o disparo.Outra: você pode decidir se quer usá-la destravada ou travada a seu critério.

  A verdade é que todos que manejam armas devem ter o máximo cuidado. O único sistema funcional de segurança reside entre duas orelhas, isto é: a cabeça do esportista do tiro.

0 visualização