Zamba- do Filme O leão


O Leão” Filme com Willian Holden

https://www.youtube.com/watch?v=WLKxk18RID0

Ralph Helfer, nasceu em Chicago, Illinois e desde criança queria trabalhar na África com animais exóticos e ter um Leão africano como amigo. Ele dedicou sua vida contra a crueldade aos animais.

Em 1942 sua mãe deixou seu marido Sam, então levou ele e sua irmã Sally Ann para Hollywood na Califórnia onde eles se instalaram no Green Apartaments, um bloco do Hollywood Boulevard. Lá ele encontrou seu melhor amigo Carol Burnett. Os treinadores naquela época traziam seus animais em gaiolas de aço e usavam o medo como intimidação através de chicotes, armas, cadeiras para bater e controlar seus animais. Por conta de seus cruéis tratamentos Ralph foi quase morto quando fazia dublê para um ator numa cena que envolvia um leão chamado Rex. Antes da cena seu treinador enfureceu muito Rex e ele quis vingar em alguém e, infelizmente ele se vingou de Ralph, o qual foi hospitalizado por receber muitos ferimentos de Rex. Ralph estava determinado mudar completamente a maneira de tratar os animais, usando amor paciência, entendimento e respeito. Os treinadores daquela época riam do seu método, Ralph iria usar esse meio e teria que provar que eles estavam errados Em 1955 sua irmã Sally Ann ajudou o a comprar 8.000m2 de uma propriedade em Van Nuys, California para treinar animais, denominado Paraiso da Natureza: Animais selvagens para alugar. Lá ele vagarosamente fez sua coleção de animais incluindo guaxinins, vários tipos de macacos, veados, águias, variedades de cobras. Finalmente Ralph realizou seu grande sonho. Seu leão iria, porque num safari de três semanas na África dois dos amigos de Ralph Jack e Brini enquanto viajavam pela Zâmbia, Tanzânia e Quênia fotografando búfalos, Leões, rinocerontes elefantes e leopardos, encontraram um filhote de leão no Rio Zambezi, ele estava exausto que não se poderia esperar mais que uma hora para tratá-lo. Assim o levaram para tratamento. Eles deram o nome de Zamba em consideração ao rio Zambezi onde eles o encontraram. Brini não queria doá-lo pois estava muito apegado ao animal, mas ambos sabiam que a pessoa certa para receber o leãozinho seria Ralph.

Ralph não só iria utilizar o método “Affection Training” como também fazê-lo como uma pessoa da família. Em seu rancho Zamba se tornou um magnífico animal e Ralph manteve muito boa ligação com ele que confiava deixá-lo perto de qualquer criança.

Zamba era de bom temperamento e gentil e começou a ser conhecido. Ralph recebeu ligações de centros de caridade pedindo se Zamba poderia ajudar a angariar fundos para várias entidades, ele também foi usado em Hollywood em filmes e séries de TV.

Ralph sempre trabalhava na televisão no show “Pet Set” com sua amiga Betty White e sempre que ela precisava de um animal no show chamava por Ralph e Ralph sempre trazia Zamba.

Em 1960 Ralph recebeu um chamado da Twentieth Centrury Fox Studio, porque eles ouviram dizer que Ralph tinha um leão. A Fox estavam fazendo um filme e iria necessitar de um leão para trabalhar com uma pequena criança, então eles procuraram se ele poderia trabalhar. Sam Engel o produtor do filme “O Leão” contratou Ralph com seu leão Zamba. Raph que adorava a África ficou animadíssimo pois seria uma oportunidade de conhecer a África e ter seu leão trabalhando no filme.


Enquanto Ralph e Zamba estavam em Naiorobi, Quênia, filmando, eles ficaram no magnifico hotel “Mount Kenya Safari Club”, que era de propriedade de Willian Holden, que foi ator do filme “O Leão” e seu sócio. Lá eles encontraram Pippa, seu guia e interprete onde desenvolveram um grande relacionamento.


Pippa era mulher pálida de cabelos enferrujados levemente sardenta de voz prendendo o inglês, seu sorriso era incrível, quente que iluminava sua face, Ralph entendia que ela era terceira geração queniana.

Originalmente o filme era para estar pronto em seis meses, mas levou um ano para completar atrasou por conta da maior chuva dos últimos trinta anos.


Enquanto Ralph e Zamba estavam no Quênia tiveram suas próprias aventuras que teve o mais profundo efeito para ambos deles.

Muitos dignatários vieram para ver Ralph puderam tirar fotos com Zamba: o Prefeito, muitos conservacionistas, ricos e fazendeiros próximos, chefe da polícia e alguns militares. Ralph e Pippa levaram Zamba para ver o médico nativo no centro do Quênia antes de partir para USA.

Mas, para finalização do filme Ralph teve que se pintar como um Guerreiro Massai pintando o corpo com violeta gessiana, tomando a cena de luta com o leão.


Em 1962 Ralph retornou para Califórnia mais sábio e, tempo depois casou se com Toni Ringo, Ralph encontrou com Toni justamente quando ele deixou a África e eles tiveram um curto relacionamento de paixão. Toni era uma mulher muito extraordinária ela frequentou Faculdade, modeladora profissional, de muita espiritualidade, ela tinha grande capacidade que poderia manter conversação com a maioria dos estudiosos de religião.

O que mais impressionava Ralph era sua tremenda cordialidade e compaixão, o que permitia a ela completa empatia com todos os animais que Ralph trabalhava.

Então em junho de 1963 eles tiveram sua filha Tana, que teve seu nome depois que ,que Deus teve autorgado  em mim, disse ele.  Ela herdou a beleza de sua mãe dentro e fora e seu belo sorriso que imediatamente transmitia seu amor à vida de todos os animais ou humanos que vinham em contato com ela.

Mas, algumas das propriedades foram cortadas pela metade pela estrada do vale do antílope, então eles tiveram que mudar para Soledad Canyon onde compraram 600 acres de terra para construir sua nova fazenda e decidiram dar o nome de “Africa USA” por causa do grande número de animais que eram filmados. Num tempo curto África USA tornou-se a maior companhia de aluguel de animais do mundo que eram usados pelo cinema e televisão. Além de Zamba, haviam Elefantes Indianos: Modoc, Taj,Debbie e Misty. Clarence o leão vesgo. Gentle Bem o Urso, Judy o Chimpanzé, C.J. o Orangotango e muitos e muitos que se tornaram famosos animais de filmes.

Muitas pessoas que nunca ouviram falar deles doaram seus exóticos animais para África U.S.A, um grupo de leões, tigres e leopardos.

Ralph tornou-se o mais referenciado e confiado treinador de animais em Hollywood.

Até mesmo Walt Disney contratou Ralph para fornecer animais para filmes como seus dois tigres de bengala, Seran, Sultan e outros para muitos filmes e séries de TV.

Por conta do sistema “Affection Training” seus exóticos animais ganharam   24 Patsy Awards, a mais alta honraria dada a animal de performance em cinema e TV.

Em Janeiro de 1960, África U.S.A. foi devastado por uma tempestade que causou terrível deslizamentos de terra e severa inundação, foi a maior inundação que houve que se recorda sobre Soledad Canyon região.

A família Helfer tão quanto outros treinadores que trabalhavam para eles tiveram uma luta através de dois dias e noites de inacreditáveis destruições e terror, tentando desesperadamente salvar o que eles puderam do rancho.

Estas torrenciais inundações mataram 20 dos 1.500 animais exóticos da Fazenda. Com muita sorte tiveram ajuda que veio de todos os lugares. As auto estradas recentemente construídas ajudaram a levar suprimentos nas partes altas, como comida e água.

 Na manhã do quarto dia 20 pessoas de uma forma o outra ajudaram eles. Chareley e Madeline Franks dois fieis ajudantes trouxeram muita comida quente. Mesmo pessoas da Humana sociedade de caça e pesca  Regulação de animais e SPCA deram toda ajuda e conforto e abrigo para animais.

Depois de terem reconstruído tudo Ralph teve que começar tudo outra vez

Então ele criou outra companhia de treinamento animal denominado “Gentle Jungle” estabelecido numa fazenda um pouco menor que a anterior na cidade de Colton, Califórnia, cerca de 50 milhas à leste de Los Angeles, casa do Velho Gene Holter Movieland Animal Park. Esta fazenda foi lar de 500 animais exóticos e domésticos que apareceram em filmes e séries de TV.

 No ano de 1972 Ralph comprou O Marine World que foi sua falência. Um parque temático de 66 acres em Rodwood City, Califórnia e adicionou um parque selvagens e um Teatro Selvagem renomeando o parque de “Marine World/África U.S.A.” mas, por conta do aumento do custo de uma propriedade maior, tornou-se muito grande o fardo então em 1986 eles mudaram para Vallejo, Califórnia, e em 1988 o parque oficialmente tornou-se parte do Six Flags Chain.

Ele também foi sócio e presidente do pequeno” Buena Park”, Califórnia Temático parque chamado Enchanted Village, o qual foi construído no local do defunto Japanese Village e parque dos Veados diversão e atração. Enchanted Village foi última ilha teatral, foi também a casa de fascinantes animais incluído Girafas, esse parque foi à falência em 1977.

Mais tarde em 1982 o Gentle Jungle Affection Training School mudou-se outra vez para o “Lion Country Safari” em Laguna Hills, Califórnia o qual fechou em 1984 porque foi investigado pela US Departamento of Agriculture onde uma eventual ação judicial contra Helfer por atos de violar e mal tratos com animais.

Ralph foi liberado de todas as acusações exceto uma a qual acabou com seu negócio. Foi o caso de um tigre, que morreu devido a uma over dose veterinária, mas o caso nunca chegou a Suprema Corte. Seria o mesmo que culpar o pai por levar uma criança ao médico que teve as drogas mal administradas a seu filho.

Em 1990 ele começou uma carreira de sucesso como escritor. Muitos de seus livros são de ficção e estórias de vida de famosos animais.

Ele agora vive entre Los Angeles e Quênia, onde lidera safaris de turismo com sua companhia “Eden International Safaris Treks”

– IMDb Mini Biography By: Ian McKendell


Resumo do filme

A menina Tina vive com sua mãe e seu padrasto numa reserva selvagem no Quênia. Enquanto seu padrasto crê que este é o ambiente maravilhoso para ela crescer, para sua mãe cresce a preocupação por conta do seu comportamento. Estas preocupações são reforçadas quando foram reveladas que sua filha tinha um grande amigo no seu mundo, era um grande leão. Preocupado que sua filha poderia se tornar uma selvagem, ela envia seu ex marido, seu biológico pai, na esperança de trazer ela de volta à civilização. Mas parece que a mãe de Tina quer algo mais do que uma educação civilizada para sua filha.

0 visualização

©2019 by RECARGAMATIC.